quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dna Fingerprint e DNA Phenotyping

Um pedaço de cabelo, uma gota de saliva, ou um pouquinho de qualquer evidência biológica na cena do crime pode ser em breve tudo o que as autoridades precisarão para definir as características físicas do culpado.


O Centro de DNA Fingerprint and Diagnostics (CDFD) em Hyderabad na India está conduzindo um estudo sobre a diversidade do genoma humano em várias populações na Índia. 

Descobertas iniciais do estudo já permitiram entender como e porque as características físicas de pessoas em varias partes do país são diferentes. No entanto, o estudo abrangente da diversidade genética dentro da Índia pode ser útil no campo da investigação da cena do crime.

Através dos estudos será capaz de descobrir por que a pigmentação da pele, a cor dos olhos, espessura do cabelo, a altura da pessoa e do peso dos indivíduos em diferentes partes do país ou grupos de pessoas variam.

"Nós já começamos, e a próxima fase já foi planejada”, diz CDFD diretor Dr J Gowrishankar. O CDFD é um organismo autónomo sob o departamento de biotecnologia, o ministério da ciência e da tecnologia.
  
Um processo chamado DNA phenotyping (fenotipagem DNA), em que o DNA é coletado na cena do crime e analisado, fornecerá informações sobre as características físicas possíveis do suspeito, com base nos marcadores encontrados através do DNA Fingerprint. Uma amostra de sangue, um folículo piloso, saliva, sêmen, ou qualquer outra evidência pequena amostra biológica pode ser usado para a fenotipagem DNA.

A fenotipagem DNA combinada com os resultados do estudo realizado pela CDFD permitirá aos cientistas forenses identificar as características físicas possíveis do indivíduo, tais como altura, e até sua origem,  permitindo aos investigadores elaborar um esboço do suspeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário